Foto: Pedro Teixeira
Clique aqui para Ler o Resumo
Belém na rota dos gigantes! A nossa capital foi confirmada como a sede do Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei Masculino em dezembro de 2025! Preparem-se para ver de perto as maiores estrelas do vôlei mundial duelando na quadra do Mangueirinho. Sada Cruzeiro, Praia Clube e Vôlei Renata são os times brasileiros já garantidos na disputa. Vai ser histórico!
A mancha urbana que se estende sob o sol equatorial da Amazônia, acostumada ao calor humano e a uma paixão que ferve nos estádios de futebol, se prepara para um novo tipo de emoção. A notícia, que aterrissou na cidade há poucos dias, agora reverbera pelas ruas: Belém é a nova casa do voleibol mundial. A capital do Pará foi oficialmente confirmada como palco do Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei Masculino de 2025, o mais prestigioso torneio entre clubes da modalidade no planeta.
Entre os dias 15 e 21 de dezembro, os holofotes do esporte global estarão voltados para a Arena Guilherme Paraense, o nosso Mangueirinho. O ginásio, que já provou sua vocação para grandes eventos ao receber a seleção brasileira de basquete feminino e jogos da seleção de futebol, se prepara para ser o epicentro de saques potentes, bloqueios intransponíveis e uma festa que só o torcedor paraense sabe fazer.
A confirmação, celebrada pelo Governo do Estado, é um marco. Cássio Andrade, secretário de Estado de Esporte e Lazer, destacou o significado da escolha. “Trazer o Mundial de Clubes de Vôlei para Belém é mais um marco para o esporte paraense. Mostra que o Mangueirinho está no mesmo nível das grandes arenas do mundo e que a nossa torcida tem se consolidado como uma das mais apaixonadas e participativas do1 país”, afirmou o secretário. E, convenhamos, ele não está errado. Quem já sentiu a arena tremer sabe do que ele fala.
Para os fãs do esporte, a notícia é um prato cheio – ou uma cuia, se preferir. Três gigantes do voleibol brasileiro já têm passaporte carimbado para a nossa terra. O Sada Cruzeiro, atual campeão mundial e uma potência hegemônica, virá defender seu título. A eles se juntam o Praia Clube, vice-campeão sul-americano, e o Vôlei Renata, de Campinas, que entra na disputa como representante do país-sede. É a elite da Superliga batendo ponto em Belém.
Mas a constelação de estrelas não para por aí. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) confirmou que a disputa contará ainda com representantes de potências como Itália, Polônia, Japão e Catar, além do campeão africano, da Líbia, garantindo um espetáculo de nível técnico indiscutível. É a chance de ver de perto alguns dos atletas que brilham nas Olimpíadas e nas principais ligas europeias e asiáticas.
A escolha de Belém não é um acaso do destino. É fruto de um investimento contínuo que tem colocado a cidade na rota dos grandes eventos esportivos internacionais, consolidando um legado que vai além das quatro linhas da quadra. É a prova de que a Amazônia pode, e deve, ser protagonista. Para nós, paraenses, é o orgulho de mostrar ao mundo nossa capacidade de organizar, receber e, claro, de torcer.
SERVIÇO: MUNDIAL DE CLUBES DE VÔLEI MASCULINO 2025
– O quê: Campeonato Mundial de Clubes de Vôlei Masculino da FIVB
– Quando: 15 a 21 de dezembro de 2025
– Onde: Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), Belém (PA)
– Times Brasileiros Confirmados: Sada Cruzeiro, Praia Clube e Vôlei Renata.
