Foto: Divulgação/Agência Pará
Clique aqui para Ler o Resumo
Os barcos-hospital Papa Francisco e São João XXIII estão em Icoaraci levando saúde gratuita para a população. De 7 a 12 de novembro, as embarcações oferecem consultas em diversas especialidades, cirurgias e exames. Uma ação de saúde pública durante a COP-30 para atender quem mais precisa.
Os barcos-hospital Papa Francisco e São João XXIII, referências em assistência médica itinerante na Amazônia, estarão atracados no Terminal Hidroviário do distrito de Icoaraci, em Belém, de 7 a 12 de novembro. A ação, que oferece atendimentos e cirurgias especializadas gratuitas, serve como retaguarda médica durante a realização da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP–30).
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (Saes), do Ministério da Saúde, com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O objetivo é ampliar a cobertura de saúde para a população local e de comunidades insulares, que têm dificuldade de acesso a serviços de média complexidade.
De acordo com a secretária adjunta de Saúde do Estado, Heloísa Guimarães, as embarcações atenderão tanto a demanda espontânea quanto pacientes previamente selecionados para procedimentos cirúrgicos. “Os barcos funcionarão atendendo a população e também aos pacientes das ilhas próximas ao distrito de Icoaraci, servindo de suporte para cirurgias e atendimentos especializados”, afirmou.
A estrutura dos barcos–hospitais permitirá a realização de cerca de 14 cirurgias por dia, distribuídas em três salas cirúrgicas e uma sala de oftalmologia. Entre os procedimentos de média complexidade agendados estão cirurgias de hérnia, postectomia (circuncisão) e colecistectomia (remoção da vesícula). No ambulatório, a previsão é de realizar 30 consultas diárias, abrangendo especialidades como clínica geral, ginecologia, pediatria e oftalmologia.
Além disso, cinco consultórios odontológicos estarão disponíveis para atendimento. Exames laboratoriais e de imagem, como radiologia, também integram a gama de serviços oferecidos. Os barcos-hospitais são fruto de um pedido do Papa Francisco em 2013, com a missão de levar saúde a comunidades ribeirinhas e indígenas da região amazônica.
O Papa Francisco, em operação desde 2019, já percorreu 17 municípios da Calha Norte do Pará, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas e realizando quase 600 mil atendimentos. Sua embarcação irmã, o São João XXIII, foi inaugurada este ano e já atuou em 19 municípios do Amazonas, com mais de 127 mil procedimentos realizados.
