Belem.com.br
19/02/2025 11h49 – Atualizado há 23 horas
2 Min
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Mesmo com a autorização do Ministério da Saúde para ampliar a faixa etária da vacinação contra a dengue, 11 capitais decidiram manter a imunização apenas para adolescentes de 10 a 14 anos. A justificativa das prefeituras é que não há doses próximas ao vencimento.
As cidades que seguirão com o esquema prioritário são: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Natal, Porto Velho, Recife, São Paulo, Salvador e Vitória. Já o Rio de Janeiro, que desde janeiro ampliou a imunização para adolescentes de 10 a 16 anos, seguirá com essa faixa etária.
A nova diretriz do Ministério da Saúde permite que doses próximas do vencimento sejam aplicadas em crianças e adolescentes de seis a 16 anos. Se o prazo for inferior a um mês, a vacinação pode ser estendida até 59 anos, conforme a bula. Além disso, as doses poderão ser enviadas para municípios que ainda não receberam o imunizante.
As capitais que optaram por manter a vacinação no público original afirmam que continuarão acompanhando a situação e poderão reavaliar a decisão caso necessário.