Belem.com.br
11/03/2025 10h36 – Atualizado há 8 horas
2 Min
Foto: Luiz Miranda SEMEC
A Unidos da Baixada foi a grande campeã do Carnaval de Icoaraci 2025, com o enredo “Gaia, a cura da Mãe Terra”, que abordou a importância da preservação ambiental. A apuração das notas ocorreu nesta segunda-feira (10) e foi marcada por emoção e expectativa entre dirigentes e brincantes das agremiações.
Após 45 minutos de apuração, conduzida por Auiá Reis, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), a escola garantiu seu sexto título. “Foi uma vitória emocionante. Nosso objetivo era fazer um grande desfile para o povo de Icoaraci, e conseguimos”, celebrou o presidente da Unidos da Baixada, Dirlando Barros.
A escola também destacou a qualidade da estrutura montada para a Vila Sorriso, área onde acontecem os desfiles em Icoaraci. “Foi uma das melhores estruturas já vistas”, completou Dirlando.
Vice e terceiro lugares – O segundo lugar ficou com a Canal 19, que desfilou com o enredo “Do amor pela avenida à presidência do Carnaval, Fernandão na alma e no coração”, em homenagem ao presidente da agremiação. “Foi uma forma de agradecer tudo o que ele fez por nós e pelo Carnaval de Icoaraci”, afirmou o vice-presidente, José Fernando, celebrando o bicampeonato da escola.
Já a Gaviões da Vila garantiu o terceiro lugar com o enredo “Ouro de Sangue: a tristeza da floresta e a ganância do homem”, que abordou os impactos da exploração na Amazônia. “Foi um desafio enorme colocar a escola na avenida, mas o esforço coletivo da comunidade fez tudo valer a pena”, destacou o presidente da agremiação, Walmir Gouveia.
A avaliação das escolas – As escolas foram avaliadas em 10 quesitos por 12 juradas, que analisaram bateria, alegoria, harmonia, enredo, fantasia, evolução, samba-enredo, comissão de frente, porta-estandarte e mestre-sala e porta-bandeira.
Após o anúncio do resultado, as escolas vencedoras realizaram um cortejo festivo pelas ruas de Icoaraci, celebrando as conquistas com um grande arrastão de alegria e samba.