Belem.com.br
12/02/2025 23h37 – Atualizado há 1 semana
2 Min
Foto: Maycon Nunes / Ag. Pará
O Teatro da Paz, um dos mais importantes patrimônios culturais do Pará, comemora seus 147 anos no próximo sábado (15) com uma celebração histórica. Pela primeira vez, a Amazônia Jazz Band (AJB) e a Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz (OSTP) sobem juntas ao palco para um concerto completo. O espetáculo acontecerá às 20h e contará com as participações especiais das cantoras Gigi Furtado, Andréa Pinheiro e Lucinnha Bastos.
Como parte da comemoração, até o dia 23 de fevereiro, as visitas guiadas ao Teatro serão gratuitas, oferecendo ao público a chance de conhecer de perto a história e a arquitetura do espaço.
No último mês de janeiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) oficializou a candidatura do Teatro da Paz, junto ao Teatro Amazonas, à Lista do Patrimônio Mundial da Unesco. O dossiê será avaliado pelo Comitê do Patrimônio Mundial, composto por representantes de 23 países signatários da Convenção sobre a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural da Unesco.
Tradição e modernização
Desde sua fundação em 1878, o Teatro da Paz preserva diversos elementos originais, como sua acústica impecável, lustres de cristal, piso de madeiras nobres e detalhes decorativos revestidos em folhas de ouro. Para garantir a preservação desse patrimônio, o espaço passou recentemente por reformas, incluindo a substituição de tacos danificados, nivelamento do piso e instalação de chapas metálicas na calha. Desde 2020, já foram realizadas três grandes obras, que também incluíram melhorias para os corpos artísticos, como a criação de salas de ensaio com tratamento acústico.
Em 2024, a OSTP e a AJB realizaram mais de 40 apresentações, alcançando cerca de 20 mil pessoas. Os concertos também ocorreram nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém, por meio do projeto Sons da Paz, e no projeto Sons de Acolhimento, que leva música a hospitais da capital.