Belem.com.br
13/03/2025 13h12 – Atualizado há 10 horas
3 Min
Foto: Arquivo Ag.Belém – Sabrina Avelar
Com a proximidade da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP-30), representantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) estiveram em Belém, nesta quarta-feira (12), para alinhar as estratégias de segurança do evento, que ocorrerá de 10 a 21 de novembro de 2025.
A comitiva da Senasp foi recebida pela cúpula da Guarda Municipal de Belém (GMB), representada pela inspetora-geral Elen Melo, o subinspetor-geral Antônio Carlos Tavares e o chefe de gabinete João Paulo Paixão. Durante a reunião, foram discutidos o papel da guarda no patrulhamento, segurança em translados, apoio a escoltas de autoridades e a preparação do efetivo para garantir a proteção dos visitantes.
Monitoramento tecnológico será reforçado
Os representantes da Senasp também visitaram o Sistema Integrado de Monitoramento (SIM), onde puderam conhecer as 60 câmeras espalhadas pela Região Metropolitana de Belém, além dos sistemas de comunicação por rádio e da infraestrutura de vigilância que será utilizada durante a COP-30.
O tenente-coronel Bruno Rezende Cabral, da Polícia Militar do Mato Grosso, destacou a importância da colaboração da GMB na segurança de líderes mundiais que estarão presentes no evento.
“A COP-30 vai reunir líderes do mundo todo. Pela primeira vez na Amazônia, essas autoridades vão circular por toda Belém. É de suma importância que todos saibam que a segurança estará resguardada”, afirmou o tenente-coronel.
Investimento em capacitação contínua
A Guarda Municipal de Belém tem investido na capacitação de seus agentes, com treinamentos especializados e aprimoramento técnico. Entre as ações estão a renovação do porte de armas, instruções em videomonitoramento e treinamentos semanais voltados para técnicas de abordagem e segurança em grandes eventos.
A inspetora-geral Elen Melo reforçou que a GMB está comprometida em oferecer segurança eficiente durante a COP-30.
“Mostramos nosso efetivo, o sistema de videomonitoramento e todas as capacidades que a segurança municipal pode oferecer. Estamos em esforços constantes para o aprimoramento do corpo de agentes. Nosso propósito é garantir que este evento aconteça com total eficácia na proteção da cidade”, destacou Elen.
A visita da Senasp faz parte de uma série de reuniões preparatórias para assegurar a segurança e a logística em um dos eventos mais importantes do cenário global, que colocará Belém no centro das discussões climáticas internacionais.