Belem.com.br
10/03/2025 13h12 – Atualizado há 8 horas
2 Min
Foto: Raphael Macedo
A Prefeitura Municipal de Belém (PMB) realizou, neste domingo (9), a primeira edição do programa “Belém Por Elas”, em homenagem ao mês da mulher. O evento, que ocorreu no campus Guamá da Universidade Federal do Pará (UFPA), ofereceu serviços gratuitos de saúde, cidadania e assistência social, beneficiando mais de 5 mil pessoas. A programação incluiu ainda a corrida “Mulheres em Movimento”, que reuniu mais de 3 mil participantes.
A ação foi coordenada pelas secretarias da Mulher (Semu), da Saúde (Sesma) e da Cidadania, Assistência Social e Direitos Humanos (Semcad), com apoio do Governo do Estado. Serviços como emissão de documentos, vacinação, consultas médicas e terapias integrativas foram disponibilizados ao público.
Silvane Ferraz, titular da Semu, destacou a importância da iniciativa. “Reiteramos nosso compromisso com as mulheres de Belém em garantir políticas públicas e ampliar o acesso aos serviços essenciais”, afirmou.
A pedagoga Alessandra Lameira, que mora em Salvaterra, no Marajó, aproveitou a oportunidade para emitir o RG das filhas. “Já havia tentado antes, mas a necessidade de agendamento dificultava. Essas ações aos finais de semana facilitam muito para quem tem uma rotina intensa”, comentou.
A assistente social Leidiane Leal, que participou da corrida, elogiou a oferta de terapias integrativas, como massagem. “É um alívio para quem estava parado e está voltando à ativa. Esses serviços são um diferencial importante”, ressaltou.
A advogada Ana Paula Caravel também participou da ação e aproveitou para se vacinar contra a gripe. “Iniciativas assim incentivam a saúde e facilitam o acesso a serviços essenciais, que ainda são limitados no Brasil”, declarou.
A Campanha “Belém Por Elas” segue com mais ações ao longo do mês de março, reafirmando o compromisso da gestão municipal em promover saúde, cidadania e o fortalecimento do protagonismo feminino.
Com informações da Agência Belém.