Belém.com.br
22/05/2025 12h33 – Atualizado há 5 horas
3 Min
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Belém deu início ao processo de recadastramento e regularização dos bares, restaurantes e ambulantes que atuam na Praia Grande, no distrito de Outeiro. A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) e começou nesta quarta-feira (21), diretamente na Subprefeitura da Ilha de Caratateua, facilitando o acesso dos trabalhadores à regularização sem a necessidade de deslocamento até o centro da capital.
De acordo com o secretário da Sedcon, André Cunha, a iniciativa tem como objetivo fortalecer a economia local sem interromper as atividades dos permissionários. “Essa aproximação da Sedcon com os trabalhadores daqui de Outeiro tem facilitado para não interromper as atividades econômicas desses trabalhadores, que não necessitam se deslocar até nossa sede no centro de Belém”, afirmou Cunha, que esteve presente durante os atendimentos.
Entre os trabalhadores que participaram do recadastramento está Maria do Carmo Alves dos Santos, permissionária do tradicional “Bar da Dora”, que atua há mais de quatro décadas com a mãe na região. “Minha mãe já é idosa e essa ação da Prefeitura nos estimula a regularizar nossa situação que estava atrasada há mais de dois anos”, contou.
A regularização inclui cerca de 50 permissionários, entre donos de bares, restaurantes e vendedores ambulantes, como os que comercializam picolés, cocos e lanches variados. O diretor do Departamento de Comércio e Publicidade em Vias Públicas (DCPV), Davison Gemaque, destacou que os dados atualizados garantem mais segurança para quem frequenta a orla. “Principalmente porque, para se regularizar, os permissionários precisam tirar as carteiras de saúde e de manipulador de alimentos, emitidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma)”, explicou.
O morador de Ananindeua, Rodielson Moraes, comemorou o aniversário de 51 anos com a esposa na Praia Grande e elogiou a iniciativa. “Principalmente agora perto das férias escolares e da COP30 acho importante essa fiscalização e regularização junto à Prefeitura. Isso dá segurança para todos”, afirmou.
A medida chega em um momento estratégico, com a proximidade da alta temporada turística e da realização da COP30 em Belém, fortalecendo não só a imagem do distrito de Outeiro como também assegurando melhores condições de trabalho e consumo para moradores e visitantes.
Com informações da Agência Belém.