01/03/2025 16h25 – Atualizado há 3 horas
2 Min
Foto: Divulgação / Circuito Mangueirosa
A Prefeitura de Belém fechou uma parceria com a Associação dos Recicladores das Águas Lindas (Aral) para os quatro dias de Carnaval do Circuito Mangueirosa, que começa neste sábado (1), no bairro do Umarizal.
Ao todo, 20 recicladores vão se juntar ao time de limpeza urbana da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), que vai contar com cerca de 200 servidores e funcionários nos eventos de Carnaval em Belém.
40 contêineres estarão disponíveis para os recicladores, que buscarão por latinhas de metal, garrafas PET, copos de plástico, sacos, papelão e outros materiais que podem ser reciclados.
A coordenação dos trabalhos fica por conta de Douglas Araújo, representante do Departamento de Coleta Seletiva da Sezel nos 4 dias de Mangueirosa. “Essa ação ajuda a manter a cidade limpa e impulsiona a economia circular, pois gera renda aos cooperados e ainda oferece um destino adequado aos resíduos. Também gera economia aos cofres públicos e melhorar a qualidade ambiental e de vida”, explica Araújo.
Apesar do batalhão de agentes e parceiros da Prefeitura à disposição do Carnaval, é importante que os foliões colaborem com as equipes e evitem o descarte inadequado.
A pasta, além da limpeza nos dias de evento, os trabalhos já começaram no início da semana de Carnaval. De segunda-feira (24) até a sexta (28), a Sezel promoveu ajustes na estrutura de iluminação pública ao redor do Mangueirosa. Segundo a Secretaria Executiva de Iluminação Pública do órgão, foram 129 ocorrências de manutenção dos LEDs nos postes do entorno do circuito.
Outra medida tomada pela Secretaria foi o hidrojateamento das galerias de água e esgoto, no intuito de prevenir entupimentos nas vias entre o Ver-O-Rio e o Porto Futuro, por onde vai passar um cortejo musical em cada um dos quatro dias, além do trânsito de carros e pessoas que deve se intensificar nos dias de festa.
Por fim, a Sezel também atuou no serviço de tapa-buracos para garantir o conforto dos foliões e trabalhadores que vão ocupar as ruas do Umarizal. A Sezel também prepara os distritos para o Carnaval, por meio das Subprefeituras.
Texto: Pedro Valdez