Belém.com.br
26/05/2025 13h12 – Atualizado há 1 dia
3 Min
Foto: Jader Paes
A Prefeitura de Belém está com inscrições abertas para cidadãos interessados em integrar a Rede de Voluntários da Defesa Civil Municipal, com o objetivo de ampliar a proteção e segurança da população em situações de risco e grandes eventos, como o Círio de Nazaré e a COP-30, marcada para novembro deste ano na capital paraense.
As capacitações gratuitas ocorrerão em três datas distintas — 3, 10 e 17 de junho — sempre das 8h às 12h, no Auditório da Aldeia Cabana. Os inscritos terão acesso a conteúdos práticos e teóricos sobre primeiros socorros, combate a incêndios, prevenção e atendimento a acidentes domésticos, gestão de riscos e atuação em emergências. A formação é voltada para maiores de 18 anos e será obrigatória para quem deseja atuar como voluntário oficial da Defesa Civil de Belém.
A meta da prefeitura é capacitar até 4 mil pessoas, formando uma rede de apoio preparada para atuar em momentos de crise e reforçar a segurança de eventos de grande porte. O curso é também uma estratégia preventiva que integra o planejamento para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que reunirá milhares de participantes de todo o mundo na capital do Pará.
“A ideia é garantir que tenhamos uma população treinada e pronta para ajudar, seja em uma emergência doméstica, uma enchente ou um evento internacional como a COP”, destaca a equipe da Defesa Civil.
Além da formação, o site da Defesa Civil também disponibiliza informações sobre como a população pode colaborar com o trabalho do órgão. Vistorias gratuitas em residências podem ser solicitadas para avaliação de riscos estruturais, especialmente em períodos de chuvas intensas e vendavais — fenômenos comuns na região.
Somente em maio, a Defesa Civil de Belém vistoriou cerca de 700 casas no bairro do Guamá para prevenção de incêndios e realizou levantamento de danos causados por um vendaval na ilha de Mosqueiro. A atuação preventiva e emergencial do órgão também inclui o suporte a situações como quedas de árvores, alagamentos e desabamentos.
Em casos de emergência, a população pode acionar o serviço pelo número 190 (CIOP), 193 (Corpo de Bombeiros) ou 192 (SAMU), a depender da natureza da ocorrência. Já as inscrições para o curso de voluntariado devem ser feitas no portal oficial da Defesa Civil de Belém: defesacivil.belem.pa.gov.br/voluntariado.
Com informações do O Liberal.
Serviço:
Inscrições para ser voluntário da Defesa Civil de Belém
Site: defesacivil.belem.pa.gov.br/voluntariado
Datas das turmas: 03/06, 10/06, 17/06.
Local do curso: Auditório da Aldeia Cabana.
Horário do curso: 8h às 12h.