Nova logomarca do Portal Belém. Design de Natalia Flexa Tomas
O cenário da comunicação digital paraense viveu uma noite de celebração e novos começos. O Portal Belém se relançou oficialmente na última quarta-feira de agosto (27), em um evento que apresentou ao público, autoridades e parceiros, sua nova identidade visual e uma proposta editorial renovada, com um foco robusto em jornalismo de dados e maior interatividade. O evento, realizado no restaurante Flor do Grão-Pará, em Belém, não apenas marcou o início desta nova era para o veículo, mas também serviu de palco para o anúncio de uma iniciativa de peso: o projeto “Amigos da Floresta”, do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).
Com mais de três anos de história, o Portal Belém consolida sua nova fase em um momento estratégico, com a capital paraense se preparando para sediar a COP30, em novembro. A aposta no jornalismo de dados é um dos pilares para uma cobertura aprofundada da conferência e de temas complexos da realidade amazônica de uma forma que alcance a população. A nova proposta visa utilizar a tecnologia para produzir reportagens investigativas e que revelem novas perspectivas sobre os mais variados assuntos, da política à cultura.
Um dos destaques do evento, que materializa o novo posicionamento do portal, foi justamente o lançamento do projeto “Amigos da Floresta”. A iniciativa, que visa ampliar a conscientização sobre a preservação da Amazônia, foi introduzida de forma emocionante, com a leitura de um texto autoral da jovem Eduarda, filha do CEO do Portal Belém, Edmilson Ferreira. A ideia inovadora do Ideflor-Bio foi celebrada como um passo fundamental para dar visibilidade a pautas de bioeconomia e sustentabilidade.
Em entrevista durante o evento, o vice-presidente do Ideflor-Bio, Thiago Valente Novaes, ressaltou a importância da colaboração. Ele abordou temas cruciais como a relevância das CPAs (Cotas de Preservação Ambiental), a urgência de políticas de preservação e a necessidade de conscientização da sociedade. Novaes enfatizou que o apoio de um veículo de comunicação como o Portal Belém é vital para engajar a população na preparação para a COP30 e para mostrar ao mundo o potencial sustentável do Pará.
A importância do momento foi refletida na diversificada lista de convidados. O evento foi prestigiado por integrantes de diversas esferas, como Arnaldo Jordy, ex-deputado federal e presidente do partido Cidadania; a prefeita de Concórdia do Pará, Elisângela Celestino, acompanhada dos vereadores Enoc Paiva e Jander Ferreira e do deputado estadual Elias Santiago; e Reginaldo Abreu, assessor do governador do Pará, Helder Barbalho. O setor produtivo e empresarial marcou presença com Denise Argentino (Sindifrutas/Fiepa) e Kendra Marques (gráfica KM). Também estiveram presentes Ana Cláudia Moller Pingarilho, assessora do deputado Zeca Pirão; Oscar, coordenador do Detran de Tomé-Açu; o ex-vereador de Belém, Toré; Almiro, aposentado da Petrobras, e sua esposa, Carminha; o assessor de comunicação do Ideflor-Bio acompanhou o vice-presidente Thiago Novaes com outros colegas para o lançamento; além de representantes de bairros e comunidades da capital, unidos em uma rede viva de informação e comunicação, criada pensando em sempre levar o melhor da notícia e os fatos mais atuais aos nossos leitores todos os dias.
Com o lema “Se Belém é a notícia, você faz a audiência”, o Portal Belém inicia sua nova jornada, reafirmando seu compromisso com o jornalismo de credibilidade e, agora, com a bandeira da sustentabilidade fincada oficialmente como um de nossos pilares editoriais.
