Belém.com.br
16/05/2025 17h35 – Atualizado há 15 horas
2 Min
Foto: Ascom/PMPA
A segurança no trânsito de Belém ganha reforço com a integração de policiais militares às ações de fiscalização viária do programa “Belém em Ordem”. A iniciativa é resultado de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal da capital paraense, em vigor desde janeiro deste ano, que amplia o papel da Polícia Militar do Pará (PMPA) para além do policiamento preventivo e ostensivo, permitindo sua atuação também na organização e fiscalização do tráfego urbano.
Nesta sexta-feira (16), a Prefeitura realiza uma cerimônia no Portal da Amazônia para apresentar oficialmente os policiais militares que passam a atuar na fiscalização de trânsito da cidade. Eles trabalharão em conjunto com as equipes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) e da Guarda Municipal de Belém, integrando as frentes operacionais do programa.
O evento contará com a presença do prefeito de Belém, Igor Normando; do comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior; do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado; e do titular da Segbel, Luciano de Oliveira.
A medida visa promover o ordenamento do trânsito, coibir infrações e garantir mais fluidez e segurança nas vias urbanas, especialmente em áreas de grande movimentação. A atuação dos PMs está respaldada no Artigo 23, inciso III, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que permite a delegação da fiscalização de trânsito a militares por meio de convênios formais.
A nomeação dos policiais militares foi publicada no Diário Oficial do Município. A expectativa da Prefeitura é de que a integração das forças de segurança contribua para reduzir acidentes, desorganização viária e práticas irregulares no tráfego da capital.
Com informações do DOL.