Belem.com.br
18/02/2025 10h51 – Atualizado há 2 dias
2 Min
Foto: Mauro Ângelo
Após a abertura oficial dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) nesta segunda-feira (17), o prefeito de Belém, Igor Normando (MDB), voltou a comentar sobre o Plano Diretor da cidade. O documento tem como foco principal ampliar a arborização da capital paraense e revisar as regras sobre a altura das edificações. A expectativa é que, em breve, a proposta seja debatida na Câmara Municipal.
O Plano Diretor é um instrumento essencial para o planejamento urbano de Belém, especialmente com a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). O prefeito destacou que a proposta busca equilibrar questões sociais, ecológicas e de desenvolvimento econômico, garantindo uma cidade mais sustentável.
Além de proteger o patrimônio histórico da capital, o Plano Diretor pretende otimizar os espaços urbanos, garantindo uma ocupação mais eficiente. Apesar da urgência na aprovação do documento, Igor Normando assegurou que todo o processo será conduzido com responsabilidade e transparência.
“A ideia é fazer uma discussão ampla sobre o Plano Diretor urbano para que, quando ele chegar à Câmara, já tenhamos ouvido todos os setores envolvidos e ele seja o mais democrático possível. Vamos dialogar com universidades, a construção civil, a indústria e a população”, afirmou o prefeito.
Outro ponto que será analisado é a regulamentação do número máximo de pavimentos das edificações, considerando critérios técnicos que garantam um crescimento ordenado da cidade.