24/07/2025 11h19 – Atualizado há 6 dias
2 Min
Raphael Luz/Agência Pará
Clique aqui para Ler o Resumo
O Parque da Cidade, em Belém, fechará ao público no dia 31 de julho para iniciar a preparação da COP 30, a maior conferência sobre clima do planeta. A área será usada para a construção da Blue Zone, espaço reservado a debates diplomáticos e técnicos com a presença de chefes de Estado, representantes internacionais e imprensa especializada. A decisão de interditar o parque foi tomada para garantir a montagem de toda a estrutura necessária ao evento, que ocorrerá em novembro de 2025. Até o fechamento, a população pode usufruir do parque das 8h às 22h.
A partir do dia 1º de agosto, o Parque da Cidade, em Belém, será fechado temporariamente para iniciar a montagem da estrutura da COP 30, conferência climática da ONU que ocorrerá em novembro de 2025. O local foi escolhido para abrigar a chamada Blue Zone, área diplomática onde acontecem as negociações formais entre chefes de Estado, lideranças globais e representantes de mais de 190 países.
Até o dia 31 de julho, o espaço continuará aberto ao público das 8h às 22h, com entrada permitida até as 21h30. Após essa data, os portões serão fechados e começam os trabalhos de infraestrutura coordenados pelo Governo Federal e pela ONU.
O parque ocupa uma área de 500 mil m² e terá cerca de 160 mil m² transformados em pavilhões, auditórios, escritórios e áreas técnicas. Toda a região será cercada por um perímetro de segurança de 240 mil m² com acesso restrito a pessoas credenciadas.
A interdição é necessária para instalar estruturas modulares, reforçar a logística diplomática, implementar sistemas de energia limpa e preparar o parque para receber milhares de visitantes internacionais. Também estão previstas adaptações para transporte sustentável, pontos de apoio e segurança reforçada.
Durante a conferência, o parque não poderá ser visitado pelo público. No entanto, ao término da COP 30, o espaço será reaberto com duas novas estruturas permanentes: um Centro de Economia Criativa e um Centro Gastronômico.
Quem quiser aproveitar os últimos dias antes do fechamento poderá participar da programação cultural gratuita, marcada para o fim de semana dos dias 26 e 27 de julho, com shows, oficinas e apresentações infantis a partir das 17h.
Entre as atrações fixas do parque estão: skatepark olímpico, quadras poliesportivas, playground molhado, pista de corrida, ciclovias, trilhas ecológicas e a Esplanada das Fontes, todas as estruturas que, em breve, serão incorporadas à montagem da conferência.
Com informações do O Liberal.
