belem.com.br
07/03/2025 11h58 – Atualizado há 4 horas
2 Min
Foto: Arquidiocese de Sorocaba
O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira (5), Dom Júlio Endi Akamine como arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Belém do Pará. A decisão atende ao pedido do arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, que solicitou a colaboração de um coadjutor para auxiliar no pastoreio da região.
Dom Júlio deixa a Arquidiocese de Sorocaba (SP), onde atuava desde 2016, e passa a apoiar a liderança religiosa em Belém. Atualmente, ele preside o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as dioceses do estado de São Paulo.
Natural de Garça (SP), Dom Júlio, de 61 anos, iniciou sua formação religiosa em 1975, na Sociedade do Apostolado Católico (Palotinos), em Londrina (PR). Foi ordenado sacerdote em 1988, em Cambé (PR), e acumulou vasta experiência em funções pastorais e acadêmicas, com destaque para sua atuação como professor de teologia e assessor da Organização dos Seminários e Institutos Filosófico-Teológicos do Brasil (OSIB).
Em 2011, foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e, posteriormente, tornou-se arcebispo de Sorocaba, cargo que ocupava até sua recente transferência. Seu lema episcopal é “Não vos canseis de fazer o bem” (Bonum Facientes Infatigabiles).
A CNBB celebrou a nomeação de Dom Júlio, destacando sua experiência pastoral e acadêmica. Em nota oficial, a presidência da Conferência desejou que “Nossa Senhora de Nazaré ilumine seus passos nesta nova missão junto ao povo de Belém”.
Com informações da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.