Belem.com.br
12/02/2025 23h41 – Atualizado há 1 semana
2 Min
Foto: Rafael Macedo / Agência Belém
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) e da Guarda Municipal, deu início à Operação Carro Velho para remover veículos abandonados que ocupam áreas de estacionamento público. No primeiro dia da ação, 14 automóveis foram retirados das ruas, contribuindo para a limpeza e organização da cidade.
A operação é respaldada pela Lei 14.599 e pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que permite a remoção de veículos abandonados ou sinistrados, mesmo sem infrações associadas. O objetivo é melhorar a mobilidade urbana e garantir mais segurança no trânsito.
Com base em denúncias feitas à Ouvidoria, a Segbel realizou um estudo técnico e identificou 11 pontos críticos com alta concentração de veículos abandonados. Um exemplo foi a travessa Mariz e Barros, onde uma van largada na via dificultava a circulação e reduzia a disponibilidade de estacionamento.
Além de prejudicar o trânsito, esses veículos podem se tornar focos de proliferação de insetos e roedores, além de esconderijos para práticas criminosas, colocando em risco a saúde e a segurança da população.
Os automóveis recolhidos são levados ao pátio da Semob. Os proprietários têm até 60 dias para retirá-los mediante pagamento das taxas correspondentes. Caso não o façam, os veículos poderão ser leiloados. Para reaver o automóvel, é necessário apresentar documentos pessoais e do veículo, além de quitar eventuais débitos.
Somente em janeiro deste ano, a Ouvidoria da Segbel recebeu 73 reclamações sobre veículos abandonados na cidade. A população pode denunciar casos semelhantes pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (91) 98415-4587.