04/08/2025 15h47 – Atualizado há 12 horas
2 Min
ASCOM PMPA
Clique aqui para Ler o Resumo
Uma tonelada de drogas foi apreendida em uma operação conjunta das polícias Militar e Federal no sudoeste do Pará. A ação interceptou uma aeronave que vinha da Venezuela e pousou em uma pista clandestina. Dois homens foram presos e a polícia ainda busca por um segundo avião que conseguiu escapar. A apreensão é um grande desfalque para o tráfico internacional na região amazônica.
Uma operação conjunta das polícias Militar e Federal resultou na apreensão de uma tonelada de drogas na última sexta-feira (1º), em uma área de divisa entre os municípios de Itaituba e Rurópolis, no sudoeste do Pará. A ação, que faz parte de um esforço contínuo de combate ao narcotráfico na região amazônica, interceptou uma aeronave de modelo Sêneca, que transportava o entorpecente.
De acordo com as investigações, o avião decolou da Venezuela e pousou em uma pista clandestina na zona rural paraense, que serviria como ponto de distribuição da droga. A ação policial foi resultado de um trabalho de monitoramento que já vinha sendo realizado desde maio deste ano, visando desarticular uma rota de tráfico internacional que utiliza o estado como corredor.
No momento da abordagem, dois homens que estavam em solo aguardando para receber a carga ilícita foram presos em flagrante. Com eles, foram apreendidas duas caminhonetes e duas armas de fogo. Segundo informações da Polícia Militar, uma segunda aeronave, que também estaria envolvida na operação criminosa, conseguiu levantar voo e fugir antes da chegada dos agentes. As buscas continuam na região para localizar o segundo avião e identificar outros possíveis envolvidos no esquema.
A área onde ocorreu a apreensão é conhecida pelas forças de segurança como uma rota estratégica para organizações criminosas, devido à sua geografia de difícil acesso e proximidade com as fronteiras. A droga e os presos foram encaminhados para a delegacia da Polícia Federal em Santarém, onde foi instaurado o inquérito por tráfico internacional de drogas.
A operação representa um duro golpe contra o crime organizado na Amazônia e reforça a importância da integração entre as forças de segurança estaduais e federais para a proteção das fronteiras e o combate ao tráfico de entorpecentes, que tem se intensificado na região.
Com informações do O Estado Net.
