Belem.com.br
17/02/2025 09h58 – Atualizado há 3 dias
2 Min
Foto: Bianca Virgolino/IBGE-SDI-PA
A Casa Brasil IBGE COP dará início às suas atividades de treinamento com a oficina “Dominando os Dados do IBGE”, que acontecerá de 19 a 26 de março, das 9h às 12h, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo é capacitar os participantes no acesso e utilização das plataformas digitais do Instituto, facilitando o uso de informações estatísticas essenciais para pesquisas e políticas públicas.
Com um vasto acervo de mais de 1 trilhão de variáveis e 1,5 bilhão de dados, a oficina busca democratizar o conhecimento sobre os recursos digitais do IBGE. O treinamento é voltado para estudantes, professores, pesquisadores, gestores públicos, integrantes de ONGs e qualquer pessoa interessada em explorar dados de forma mais eficiente.
O superintendente do IBGE no Pará, Rony Cordeiro, ressalta que o curso tem impacto direto na formulação de políticas públicas, permitindo que gestores utilizem as ferramentas digitais do IBGE para planejar ações que melhorem a qualidade de vida da população. No meio acadêmico, o acesso a dados detalhados pode viabilizar estudos mais aprofundados sobre temas que não são perceptíveis em análises gerais.
A oficina será dividida em três módulos: o SIDRA, sistema de recuperação automática de dados do IBGE; o Panorama do Censo, que aborda os principais resultados do último Censo Demográfico; e a plataforma Cidades, que reúne indicadores municipais e regionais para planejamento e análise. Os encontros serão conduzidos por especialistas da Superintendência do IBGE no Pará.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente entre 17 de fevereiro e 14 de março na loja virtual do IBGE (https://loja.ibge.gov.br ). Não há pré-requisitos para participar, e os inscritos receberão certificado ao final do curso, podendo utilizar as horas para atividades complementares acadêmicas.
Além da oficina, a Casa Brasil IBGE COP está aberta para visitação desde fevereiro. O espaço pode ser visitado às terças e quintas-feiras sem necessidade de agendamento para grupos de até 10 pessoas. Para grupos maiores, é preciso agendar previamente, com visitas acontecendo às quartas-feiras conforme as normas estabelecidas.