Belém.com.br
03/06/2025 14h12 – Atualizado há 1 dia
3 Min
Foto: Divulgação/Banda Sinfônica do Carlos Gomes
Belém se prepara para receber mais uma edição de um dos eventos mais tradicionais da música erudita da região Norte. A 37ª edição do Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa) será realizada entre os dias 1º e 5 de junho em três espaços culturais emblemáticos da capital: o Theatro da Paz, a Igreja de Santo Alexandre e a Sala Ettore Bosio. Promovido pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), o festival vai reunir músicos locais, nacionais e internacionais em uma programação gratuita que promete emocionar o público paraense.
Este ano, o evento celebra os 130 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), uma das mais importantes escolas de música da Amazônia, com o tema: “IECG: 130 anos de educação musical na Amazônia”. Serão 17 concertos ao longo da programação, que contará com nomes consagrados como o grupo de violões Quaternaglia (SP), o conjunto pernambucano Flauta de Bloco e a orquestra alemã de flautas Stuttgarter UNBLOCKED Flötenorchester, entre outros convidados especiais.
Os concertos no Theatro da Paz terão entrada mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, entregue no dia da apresentação. Já as demais apresentações, realizadas na Sala Ettore Bosio e na Igreja de Santo Alexandre, terão entrada completamente gratuita. A iniciativa reforça o compromisso do festival com a acessibilidade cultural.
Além das apresentações artísticas, o Fimupa também investe em formação musical. “Os músicos convidados, além de participarem da programação artística, também ministrarão masterclass para os alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes e estudantes externos que se inscreverem nas aulas gratuitas”, afirma Joel Praseres Costa, organizador do evento.
Pela primeira vez, o Fimupa inclui o II Encontro de Flautas Doces e o Encontro de Violões do IECG em sua programação pedagógica. A ideia é ampliar o acesso à música de qualidade e proporcionar aos alunos da instituição e participantes externos uma vivência prática com profissionais renomados. “Nada mais especial do que oportunizar aos alunos experiências com professores renomados da área”, destaca Joel.
A programação completa das aulas e das apresentações pode ser acompanhada no site oficial da Fundação Carlos Gomes (www.fcg.pa.gov.br) e nas redes sociais da instituição.
Com informações da Agência Pará.