O ministro Jader Filho, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho, conheceu o primeiro dos 40 ônibus elétricos que irão operar no BRT Metropolitano FOTO: DIVULGAÇÃO / MINISTÉRIO DAS CIDADES
O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve em São Paulo na última quarta-feira (7), onde teve a oportunidade de conferir de perto todos os detalhes da produção dos 265 novos ônibus que vão operar no BRT Metropolitano, projeto executado pelo Governo do Pará que visa reformular o sistema de transporte público de forma integrada nos municípios da Região Metropolitana de Belém.
A aquisição dos 265 novos ônibus do BRT Metropolitano é fruto de um contrato de financiamento entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará, com um investimento de mais de R$ 387 milhões, via financiamento pelo FGTS, com contrapartida de fundos próprios do governo estadual.
As 265 novas unidades em produção correspondem aos ônibus que irão operar nas futuras Linhas Alimentadoras e Linhas Troncais Expressas e Paradoras do BRT Metropolitano, sendo 40 destas unidades 100% elétricas e as demais 225 com motorização a combustão, turbodiesel, no padrão Euro 6, que traz tecnologias aprimoradas para a redução das emissões de poluentes na atmosfera.
O ministro Jader Filho, acompanhado do governador do Pará, Helder Barbalho, conheceu o primeiro dos 40 ônibus elétricos que irão operar no BRT Metropolitano durante visita à feira Lat.Bus Transpúblico 2024. O modelo, já com a nova pintura que será adotada no Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB), traz uma série de inovações tecnológicas nunca antes vistas na história da mobilidade urbana da Grande Belém.
“Para além da questão da mobilidade e da qualidade de vida que estes veículos vão trazer à população, com mais conforto e segurança, também estamos contribuindo com a questão da sustentabilidade, haja vista que esses ônibus, parte deles são elétricos, outros são Euro 6, que são modelos que conjugam a nova política do Governo Federal de cuidar do meio ambiente”, destacou o ministro das Cidades, Jader Filho.
Após conhecerem o primeiro modelo elétrico produzido para o BRT Metropolitano, Jader Filho e Helder Barbalho foram até a fábrica da CAIO Induscar, em Botucatu (SP), para vistoriar a produção dos demais veículos elétricos e a combustão. Segundo o governador, seis municípios serão beneficiados na Região Metropolitana de Belém.
“Nós estamos comprando 40 ônibus elétricos com Wi-Fi e ar-condicionado, e isto é uma parceria, um financiamento junto com o Governo Federal. Um investimento para que a gente possa melhorar o transporte coletivo de Belém e Região Metropolitana como Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara, Benevides e o município de Santa Izabel do Pará”, explicou Helder Barbalho.
NOVOS ÔNIBUS PARA O PARÁ
Até aqui, o Ministério das Cidades já viabilizou recursos da ordem de R$ 634,8 milhões em financiamento via BNDES ou FGTS para compra de 503 novos ônibus para atender as cidades das regiões metropolitanas de Belém e Santarém e o município de Parauapebas, sendo 100 desses veículos, elétricos.
A renovação da frota do transporte público no Pará se dá por meio do convênio firmado entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará (265 ônibus) e através do Novo PAC Seleções (238 ônibus), a partir da seleção anunciada em maio deste ano. Confira as cidades contempladas:
Belém: 113 novos ônibus – 20 elétricos e 93 Euro 6;
Região Metropolitana de Belém (Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará): 265 novos ônibus – 40 elétricos e 225 Euro 6
Parauapebas: 85 novos ônibus Euro 6
Região Metropolitana de Santarém (Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos): 40 novos ônibus elétricos