Belém.com.br
10/06/2025 16h19 – Atualizado há 5 horas
4 Min
Foto: Alto Astral
O mês de junho inicia com intensidade na Arquidiocese de Belém, marcada pelas tradicionais homenagens aos Santos Juninos. Mais do que arraiais, essa época é sinônimo de fé e espiritualidade para os católicos paraenses, que celebram Santo Antônio, São João Batista, São Pedro e São Paulo com missas, trezenas, procissões e eventos culturais nas paróquias da capital e distritos.
O primeiro a ser celebrado é Santo Antônio, conhecido como padroeiro dos pobres e das noivas. Em Belém, a Paróquia Santo Antônio de Lisboa, no bairro Batista Campos, realiza sua festividade de 1º a 13 de junho com o tema “Louvado seja o meu Senhor com todas as tuas criaturas!”. A programação inclui missas diárias e trezenas às 17h, além de apresentações culturais noturnas.
No dia 13 de junho, a programação será intensa: missas às 6h30, 12h, 17h e 19h. Após a celebração das 17h, haverá procissão com a imagem do santo, saindo da Capela na Rua dos Tamoios em direção à Igreja Matriz. A Missa Solene de encerramento será presidida por Dom Julio Endi Akamine, Arcebispo Coadjutor de Belém.
A Paróquia Santo Antônio de Pádua, no bairro do Coqueiro, celebra o padroeiro com o tema “Santo Antônio, mensageiro da Esperança!”. A programação começou em 1º de junho e inclui trezenas às 18h15, seguidas de missa e atrações culturais. No dia 13, a missa solene será às 19h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa.
No bairro do Guamá, a Paróquia de Santo Antônio do Tucunduba celebra “10 anos de evangelização” com festividade de 1º a 15 de junho. Missas noturnas e um animado arraial com comidas típicas movimentam a comunidade. No dia 13, haverá missas às 17h e 19h, e a procissão será no domingo, dia 15, às 7h.
A Capela Santo Antônio, na Praça Dom Macedo Costa, realiza sua festividade de 11 a 14 de junho, com tema “Com Santo Antônio, somos peregrinos da Esperança”. As missas acontecem às 19h, com celebrações especiais no dia do padroeiro, incluindo uma missa ao meio-dia.
Também participando das celebrações, a Paróquia São Francisco de Assis – Capuchinhos, no bairro São Brás, promove sua festividade até 13 de junho com o tema “Com Santo Antônio, somos peregrinos de Esperança”. Trezena, missas e bênção dos lírios e pães fazem parte da programação. A procissão será realizada logo após a missa das 7h do dia 13, seguida de um animado arraial à noite.
A próxima grande celebração será a de São João Batista, no dia 24 de junho. O santo, considerado protetor das amizades e das grávidas, será homenageado com festividades no Santuário João Batista e Nossa Senhora das Graças, em Icoaraci (de 14 a 24), e na Igreja de São João, na Cidade Velha (de 20 a 24).
Encerrando o mês, o dia 29 de junho marca a festa conjunta de São Pedro e São Paulo, além de ser o Dia do Papa. São Pedro, padroeiro dos pescadores, e São Paulo, patrono da imprensa e dos escritores, serão celebrados em várias comunidades. A Paróquia São Pedro e São Paulo, no Guamá, organiza a festividade de 21 a 29 de junho, enquanto a Paróquia São Pedro Pescador, em Mosqueiro, estende a programação até 6 de julho.
Com informações do Roma News.