Inscrições para cursos técnicos e superiores no IFPA começam hoje e vão até 17 de novembro. São 6.665 vagas em vários campi.
17/10/2025 06h45 – Atualizado há 12 horas
Foto: Divulgação
Clique aqui para Ler o Resumo
As inscrições para o Processo Seletivo Unificado 2026 do IFPA estão abertas. São 6.665 vagas para cursos técnicos e de graduação em diversos campi do estado. Os candidatos podem se inscrever até o dia 17 de novembro pelo site oficial. A seleção para os cursos técnicos é por histórico escolar, e para a graduação, pela nota do Enem. Há opção de isenção da taxa para quem está no CadÚnico.
O Instituto Federal do Pará (IFPA) iniciou, nesta quinta-feira (16), as inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU) 2026. O edital oferece 6.665 vagas distribuídas entre cursos técnicos (integrados e subsequentes) e de graduação, destinadas a 17 campi localizados em diversas regiões do estado. O prazo para se candidatar se estende até as 23h59 do dia 17 de novembro, e as inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do processo seletivo.
A oferta de vagas está segmentada da seguinte forma: 3.170 vagas para Cursos Técnicos Integrados (formação de até 4 anos para quem concluiu o Ensino Fundamental), 1.775 vagas para Cursos Técnicos Subsequentes (formação de até 2 anos para quem já finalizou o Ensino Médio) e 1.720 vagas para Cursos Superiores de Graduação. O valor da taxa de inscrição é de R$ 40 para os cursos técnicos e R$ 60 para os cursos de graduação. Candidates de baixa renda que estejam inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) têm a oportunidade de solicitar isenção do pagamento no período de 16 a 30 de outubro, mediante a informação do seu Número de Identificação Social (NIS).
A forma de seleção varia conforme o nível do curso. Para os Cursos Técnicos, a classificação será feita com base no desempenho escolar histórico do candidato, considerando as notas de Língua Portuguesa e Matemática. Para a Graduação, a seleção utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), das edições de 2021 a 2025.
Do total de vagas, 50% são reservadas para estudantes egressos de escolas públicas. A outra metade, de ampla concorrência, segue as ações afirmativas do IFPA: até 50% dessas vagas são destinadas a candidatos autodeclarados negros (que passarão por processo de heteroidentificação), pessoas com deficiência e indígenas.
As vagas estão disponíveis para os campi localizados em: Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá Industrial, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia.
FONTE: G1
