Governo do Pará acelera pavimentação em Belém com foco na COP30 e qualidade de vida
Belém.com.br
24/05/2025 20h53 – Atualizado há 13 horas
3 Min
Foto: Leonardo Macêdo / Ascom Seop
Com a aproximação da Conferência Mundial do Clima (COP30), que ocorrerá em novembro em Belém, o Governo do Pará intensifica investimentos em infraestrutura e mobilidade urbana. Na tarde da última sexta-feira (23), em parceria com a Prefeitura de Belém, o Estado entregou mais uma rua asfaltada no bairro do Tapanã, uma das regiões mais populosas da capital. A iniciativa faz parte do programa “Asfalto COP30”, que visa deixar um legado concreto para a cidade e seus moradores.
De acordo com o secretário de Obras Públicas do Pará, Ruy Cabral, a pavimentação tem impacto direto na rotina da população. “O investimento em obras de asfalto é mais uma maneira do Governo do Estado garantir a transformação imediata no dia a dia da população. Isso também está sendo intensificado dentro das melhorias proporcionadas pela vinda da COP30 para Belém”, destacou. Segundo ele, o Tapanã está entre os bairros que mais receberam investimentos em pavimentação desde 2019.
O plano prevê a reestruturação de 34 ruas no bairro, somando 11,5 quilômetros de obras que incluem drenagem, terraplanagem, calçadas, meio-fio e sinalização. Mais de 69 mil moradores serão beneficiados com a iniciativa, que alia infraestrutura urbana à promoção de qualidade de vida. “Nós estamos levando asfalto para toda a cidade. Com o apoio da população e a parceria com o Governo do Pará, vamos seguir cuidando de quem mais precisa”, afirmou o prefeito de Belém, Igor Normando.
Entre as 12 vias já entregues no Tapanã está a 1ª Transversal, totalmente revitalizada. A autônoma Joyce Sousa, moradora da comunidade Cabano, comemorou o novo cenário. “Essa rua era um caos. A gente vivia as dificuldades dos buracos e alagamentos no período das chuvas. Agora está uma beleza”, relatou.
Além da 1ª Transversal, também foram contempladas as ruas Castor, José Maria da Costa, Amoras, Almirante Tamandaré (Trecho 1) e as alamedas 01, 02 de Dezembro, 05, 07, 08, 10 e 17. Mais 22 ruas estão programadas para receber melhorias nos próximos meses, como a Estrada do Ranário, Santa Aparecida, 2ª e 3ª Transversal, Alameda 23 de Fevereiro e Residencial Sol de Verão, entre outras.
José Carlos Pereira, que voltou a morar no bairro após um período fora, destacou o avanço das obras. “Cheguei a morar em Outeiro, mas voltei, pois vi a melhoria. Aqui era complicado entrar um carro, uma ambulância. Que esse trabalho continue, pois está ótimo”, disse.
Com investimento total de mais de R$ 231 milhões, o programa “Asfalto COP30” é uma iniciativa conjunta do Governo do Pará, Prefeitura de Belém e Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional. Serão mais de 102 quilômetros de vias asfaltadas em mais de 35 bairros e distritos da capital. A meta é garantir que Belém esteja pronta para receber visitantes do mundo inteiro, com infraestrutura adequada e melhorias permanentes para a população.
“A entrega desta rua representa mais um passo dentro do programa ‘Asfalto COP30’, liderado pelo governador Helder Barbalho e pela vice-governadora Hana Ghassan. Estamos acompanhando de perto cada obra para garantir que as comunidades recebam o que merecem”, ressaltou Cristina Guedes, diretora de Fiscalização e Acompanhamento de Obras da Seop.
Com informações da Agência Pará.