Belém.com.br
03/06/2025 15h52 – Atualizado há 6 horas
3 Min
Foto: Rodrigo Pinheiro / Agência Pará
Com o objetivo de celebrar a nova safra, valorizar a cultura local e impulsionar a economia da sociobiodiversidade, o Pará se prepara para realizar a terceira edição do Festival Internacional Açaí Pará – Edição COP30, que ocorrerá entre os dias 12 e 14 de junho. Organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), por meio da Diretoria de Feiras e Mercados (DFM), o evento promete destacar a importância do açaí paraense no cenário nacional e internacional, reforçando a identidade amazônica e apresentando inovações tecnológicas na cadeia produtiva.
A abertura do festival será marcada pelo tradicional “avuado”, prato típico composto por peixe frito acompanhado de açaí fresco, servido no Porto do Açaí. Nos dias seguintes, a programação continuará no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, onde os visitantes poderão vivenciar uma experiência imersiva com o fruto mais simbólico do estado.
“Nada mais justo do que realizarmos esse tradicional evento, que já entrou para o calendário do estado”, declarou o secretário Giovanni Queiroz. Ele lembra que o Pará é responsável por mais de 93% da produção de açaí no Brasil, com destaque para os municípios de Igarapé-Miri, Cametá e Abaetetuba, que lideram o ranking estadual de produção, segundo dados do IBGE.
Além de degustações de produtos regionais — como doces, geleias e açaí puro vindo de diferentes municípios paraenses —, o festival contará com um espaço dedicado à capacitação de batedores de açaí, com orientações sobre boas práticas na manipulação do alimento.
Outro destaque da edição será a apresentação de tecnologias desenvolvidas para facilitar a coleta do fruto, fruto de parceria entre o governo e empresas da região. Nesta semana, a equipe da Sedap visitou a Açaí Kaa, no distrito industrial de Icoaraci, que se tornou referência em inovação na cadeia produtiva do açaí. “O público ficará impressionado com o avanço tecnológico aplicado ao manejo do açaí”, afirmou Manoel Rendeiro, diretor de Feiras e Mercados da Sedap.
Com expectativa de reunir produtores, pesquisadores, consumidores e entusiastas da cultura amazônica, o Festival Açaí Pará será uma vitrine não apenas para os sabores da região, mas também para as soluções sustentáveis e tecnológicas que fortalecem a economia e o protagonismo paraense no cenário da bioeconomia global — especialmente às vésperas da COP30, que ocorrerá em Belém.
Com informações da Agência Pará.