Oportunidades são para ingresso no ensino fundamental e médio, com 25 vagas para o CMBel, em Belém. Inscrições vão de 1º de setembro a 2 de outubro
01/09/2025 14h32 – Atualizado há 2 horas
Processo seletivo tem inscrições presenciais até 2 de outubro e oferta bolsas com auxílio de R$ 1.300 | (Maycon Nunes/Ag. Pará)
O Exército Brasileiro publicou o edital para o Concurso de Admissão aos Colégios Militares (CMs) para o ano letivo de 2026. Ao todo, são oferecidas 420 vagas em 14 instituições de ensino mantidas pela corporação em todo o país, sendo que 25 vagas são destinadas ao Colégio Militar de Belém (CMBel), para ingresso no 6º ano do Ensino Fundamental.
O processo seletivo é uma porta de entrada para uma formação de excelência, com direito a benefícios como auxílio financeiro, fardamento e assistência médica. A seleção busca alunos para o 6º ano do Ensino Fundamental e para o 1º ano do Ensino Médio. Em Belém, especificamente, as vagas são para o Ensino Fundamental.
A inscrição, no valor de R$ 95,00, deve ser realizada no período de 1º de setembro a 2 de outubro, através do site da instituição de interesse. Para quem não tem condições de arcar com o custo, é possível solicitar a isenção da taxa entre os dias 2 e 15 de setembro, seguindo as orientações do edital.
O processo seletivo é composto por três etapas: um Exame Intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, uma Revisão Médica e Odontológica, e a Comprovação dos Requisitos Biográficos. O Exame Intelectual está previsto para acontecer no dia 19 de outubro e será composto por 40 questões de múltipla escolha e uma redação.
O gabarito oficial da prova será divulgado a partir do dia 20 de outubro. Os candidatos aprovados no exame intelectual serão convocados para as etapas seguintes, com o resultado final do certame previsto para ser divulgado em 12 de dezembro. A matrícula dos alunos selecionados deve ser realizada entre 5 e 9 de janeiro de 2026.
RELAÇÃO DE VAGAS PARA O 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
-
Belém (CMBel): 25 vagas
-
Belo Horizonte (CMBH): 40 vagas
-
Brasília (CMB): 25 vagas
-
Campo Grande (CMCG): 10 vagas
-
Curitiba (CMC): 30 vagas
-
Fortaleza (CMF): 30 vagas
-
Juiz de Fora (CMJF): 30 vagas
-
Manaus (CMM): 20 vagas
-
Porto Alegre (CMPA): 20 vagas
-
Recife (CMR): 30 vagas
-
Rio de Janeiro (CMRJ): 35 vagas
-
Salvador (CMS): 20 vagas
-
Santa Maria (CMSM): 30 vagas
-
São Paulo (CMSP): 20 vagas
-
Vila Militar (CMVM): 5 vagas
RELAÇÃO DE VAGAS PARA O 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
-
Belo Horizonte (CMBH): 10 vagas
-
Brasília (CMB): 10 vagas
-
Curitiba (CMC): 10 vagas
-
Porto Alegre (CMPA): 10 vagas
-
Santa Maria (CMSM): 10 vagas
