24/07/2025 11h40 – Atualizado há 6 dias
2 Min
O Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2025 ocorre até a sexta-feira (25) com foco em ações que incentivem o desenvolvimento sustentável. (Foto: Elaine Macedo)
Clique aqui para Ler o Resumo
O ENEB 2025 transforma Belém na capital do empreendedorismo social juvenil, reunindo mais de 900 estudantes em uma competição que valoriza projetos com impacto direto em comunidades e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Realizado entre os dias 23 e 25 de julho, o evento ocupa a UFPA e o Hangar Centro de Convenções com pitchs de 12 minutos e atividades que envolvem justiça climática, acesso à água potável, segurança alimentar e empoderamento econômico.
A capital paraense se tornou, esta semana, o epicentro da juventude empreendedora brasileira com a realização do Evento Nacional Enactus Brasil (ENEB) 2025, que ocorre até sexta-feira (25) em Belém. A competição nacional, sediada na Universidade Federal do Pará (UFPA) e no Hangar Centro de Convenções, reúne cerca de 900 estudantes universitários, professores e lideranças em busca de soluções reais para desafios sociais e ambientais.
Com o tema “Somos o Brasil que Pulsa”, o ENEB promove a apresentação de mais de 90 projetos de impacto socioambiental criados por times universitários de todo o país. Cada equipe tem até 12 minutos para defender suas ideias diante de um júri especializado, com base em ações alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Entre os temas abordados pelos projetos estão justiça climática, segurança alimentar, acesso à água potável, inclusão social, energia renovável e empreendedorismo comunitário. O time campeão será responsável por representar o Brasil na Enactus World Cup 2025, marcada para setembro, na Tailândia.
Para o presidente da Enactus Brasil, Édson Matsuoka, o evento é mais do que uma competição. Ele também ressaltou o ineditismo de uma das atividades paralelas: a primeira edição da Enactus COP, uma simulação da Conferência das Partes da ONU que convida os estudantes a debaterem sobre governança ambiental e mudanças climáticas, em conexão direta com os temas da COP 30, que também será realizada em Belém.
Além das apresentações, os participantes vivem imersões com comunidades locais, atividades culturais e experiências que valorizam a diversidade amazônica e a potência transformadora da juventude brasileira.
O ENEB 2025 reforça o papel da educação empreendedora como ferramenta de mudança e convida os jovens a serem protagonistas na construção de um futuro mais sustentável, justo e regenerativo.
Com informações do O Liberal.
