Belém.com.br
05/06/2025 16h34 – Atualizado há 11 horas
3 Min
Foto: Adriano Nascimento
Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), cerca de 40 alunos do 1º ano da Escola Estadual Albanízia de Oliveira, localizada em Belém, participaram de uma manhã especial no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna. A visita educativa teve como objetivo fortalecer a consciência ambiental dos estudantes, por meio de palestras, trilhas e contato direto com os ecossistemas protegidos da capital paraense.
A programação incluiu informações sobre a biodiversidade da área, a importância da conservação ambiental e a função essencial dos lagos Bolonha e Água Preta — que abastecem cerca de 70% da população de Belém. Os alunos também conheceram projetos do parque, como a reintrodução das ararajubas na natureza, espécie extinta na região.
“Essa experiência promove o pensamento crítico e estimula a conscientização ambiental dos nossos alunos. É um passo importante para formar cidadãos mais atentos ao impacto das suas ações”, destacou a professora Lorena Martins.
Para os estudantes, o contato com a natureza proporcionou aprendizados significativos. Mariah Martins ressaltou a importância de ações como essa. “Acho isso muito importante, a escola trazer esses ensinamentos para conhecermos ainda mais, porque esse é o nosso habitat. Moramos num lugar cercado por natureza”, comentou.
Já Beatriz Feitosa se sensibilizou com os alertas sobre os impactos da degradação ambiental. “Me chamou atenção o desmatamento e as minerações ilegais. Mesmo sendo ações que parecem pequenas, podem afetar toda a população e os animais.”
A professora Erika Negrão, de Educação Ambiental, destacou que a atividade complementa o trabalho feito na escola. “No mês passado, levamos os alunos ao Sistema de Tratamento de Água de Belém. Agora, no Parque do Utinga, eles conseguem ver a dimensão do espaço e entender a conexão entre preservação ambiental e qualidade de vida.”
As atividades no parque fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente da escola, iniciada na quarta-feira (4), com uma conferência voltada à promoção do protagonismo juvenil e à criação de projetos para a comunidade.
O Parque Estadual do Utinga, gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), segue recebendo visitas escolares durante a semana e realiza exposições nos fins de semana. “Muita gente vem aqui achando que é só uma área de lazer. Mas o parque é muito mais: é um espaço vital para a preservação da fauna, da flora e para o abastecimento da cidade”, explicou Jefferson Azevedo, técnico do Ideflor-Bio.
Com mais de 400 espécies de animais e mais de 150 tipos de plantas catalogadas, o parque é um exemplo vivo da importância das Unidades de Conservação na região amazônica.
Com informações de O Liberal.
Serviço:
Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna
? Funciona todos os dias da semana, exceto às terças-feiras
? Horário: 6h às 17h