Data é marcada por celebrações, mas também por reflexões sobre os desafios da categoria no estado, que tem o maior salário médio do Brasil.
Portal Belém – Thaís Raquel de Moraes
15/10/2025 16h38 – Atualizado há 2 horas
Foto da capa: Canva Pro
O Dia do Professor, comemorado nesta quarta-feira (15), é uma data para celebrar a importância desses profissionais que são a base da sociedade. No Pará, o dia é marcado por um misto de comemorações e reflexões. Se por um lado o estado se orgulha de ter o maior salário médio de professor do Brasil, por outro, a categoria ainda enfrenta desafios e lutas históricas por melhores condições de trabalho e valorização profissional.
Em Belém e em todo o estado, as escolas da rede estadual e municipal realizam programações especiais para homenagear os educadores. O governo do Pará destaca os avanços na área da educação, como o reajuste salarial que elevou o vencimento inicial da categoria para R$ 8.289,87, e os investimentos em infraestrutura e formação continuada. Em 2025, o governo anunciou um investimento de mais de R$ 400 milhões na educação estadual, com foco na valorização dos servidores e na melhoria da qualidade do ensino.
Apesar dos avanços, a realidade dos professores paraenses ainda é de muita luta. A categoria, representada por sindicatos como o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), segue reivindicando melhores condições de trabalho, a reforma de escolas, a realização de concursos públicos e a garantia de direitos. A violência contra professores em sala de aula também é uma preocupação constante, assim como a superlotação de turmas e a falta de recursos pedagógicos em muitas escolas.
O sentimento da categoria é de que, apesar da propaganda oficial, ainda há um longo caminho a ser percorrido para que a educação no Pará seja, de fato, prioridade. Os professores relatam o dia a dia de uma rotina desgastante, com a necessidade de se desdobrar para garantir um ensino de qualidade aos alunos, mesmo diante das adversidades. A luta, portanto, é diária, e vai muito além da sala de aula.