Belém.com.br
28/05/2025 22h21 – Atualizado há 2 horas
3 Min
Foto: SETUR/GOV PA
De 30 de maio a 1º de junho, Belém recebe o 4º Encontro Cidades da Amazônia e do Brasil, evento que se consolida como um dos principais espaços de debate sobre cidades e mudanças climáticas no país. A iniciativa reúne saberes técnicos, ancestrais e populares para fomentar soluções transformadoras, com foco na adaptação climática justa e participativa. A capital paraense, que será sede da COP30 em 2025, mais uma vez se destaca como polo de discussões sobre justiça socioambiental e o futuro urbano da Amazônia.
A programação do evento ocorre no Teatro Gasômetro, das 9h às 19h, e propõe um ambiente plural de diálogo entre gestores públicos, movimentos sociais, universidades e representantes da sociedade civil. Oficinas, mesas-redondas, vivências e trocas de experiências compõem a agenda, sempre com o olhar voltado à construção coletiva de alternativas sustentáveis para os territórios urbanos.
“Nesses três dias de evento, que vão acontecer nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho, nós vamos discutir o futuro das nossas cidades, tendo como ponto de partida a adaptação às mudanças climáticas e construções coletivas, em busca de construirmos uma cidade mais justa para todas e todos”, explica Jade Jares, arquiteta, urbanista e coordenadora de projetos do Laboratório da Cidade, uma das instituições organizadoras do encontro.
Entre as participações confirmadas está a da pesquisadora peruana Belén Desmaison, referência internacional em urbanismo e mudanças climáticas na Amazônia. A arquiteta coordena o projeto Casa – Cidades Autossustentáveis Amazônicas e é reconhecida por sua atuação em processos de pesquisa-ação voltados à participação cidadã e ao enfrentamento das desigualdades urbanas. “Este ano, a gente conta, pela primeira vez, com uma participação internacional, que é a arquiteta, urbanista e pesquisadora peruana Belén Desmaison, que vai trazer pra gente um pouco sobre essas perspectivas das cidades amazônicas de outros países e todas as pesquisas dela relacionadas a isso”, destaca Jade Jares.
Com o objetivo de fortalecer a participação popular nos debates urbanos, o encontro também busca influenciar os compromissos climáticos que serão levados à Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site laboratoriodacidade.org/encontro-cidades-2025. A programação completa também está disponível no Instagram oficial do evento, @encontrocidades.
Com informações da Agência Brasil.