Belém.com.br
05/06/2025 15h41 – Atualizado há 3 horas
3 Min
Foto: Divulgação
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) segue avançando em uma das obras mais estratégicas para a capital paraense: a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) UNA, que já está com 87% das obras concluídas e promete transformar o cenário do saneamento básico em Belém. Com previsão de entrega até setembro de 2025, a estação será a maior de todo o estado, representando um marco na infraestrutura urbana e na preparação da cidade para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP30.
Localizada em uma área estratégica da capital, a ETE UNA contará com tecnologia de ponta, incluindo o Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (UASB), considerado o “coração” do sistema. Essa estrutura, já finalizada e atualmente em fase de testes operacionais, é responsável por mais de 60% da eficiência do processo de tratamento. A capacidade de funcionamento da estação chega a mais de 11 mil metros cúbicos de esgoto tratados por dia — o equivalente a mil caixas d’água cheias sendo devolvidas ao meio ambiente de forma segura e limpa.
Com um investimento superior a R$ 130 milhões, a estação vai beneficiar cerca de 90 mil moradores em dez bairros da cidade. A engenheira Susan Alves, fiscal da obra pela Cosanpa, ressalta a importância da estação. “Não há outra estação maior do que essa no estado. Ela é fundamental para a saúde pública, o meio ambiente e a qualidade de vida. Com ela, vamos tratar o esgoto de forma adequada, evitando a poluição na Baía do Guajará”, afirmou.
Atualmente, os esforços da equipe técnica estão concentrados na Estação Elevatória de Esgoto Bruto, onde estão sendo executadas etapas fundamentais, como a dragagem do canal de chegada do esgoto, instalação de comportas e gradeamento — parte do processo de tratamento primário. Posteriormente, o esgoto passará por etapas de tratamento secundário e terciário, que envolvem inclusive processos de desinfecção capazes de garantir até 99% de remoção da carga orgânica.
A estação também terá um papel central na despoluição da Baía do Guajará, um dos principais cartões-postais de Belém. Para o presidente da Cosanpa, José Fernando de Mendonça Gomes Júnior, a ETE UNA representa um novo ciclo para o estado. “O investimento na ETE UNA demonstra nosso compromisso com o saneamento básico e com o bem-estar da população paraense. É uma obra estruturante que representa um novo tempo para Belém, unindo responsabilidade, eficiência técnica e sustentabilidade”, afirmou.
Com informações da Agência Belém.