Belém.com.br
05/06/2025 15h44 – Atualizado há 1h
3 Min
Foto: Divulgação/Faepa
Belém se transforma, a partir desta quinta-feira (5), no principal centro de debates e negócios da cadeia produtiva do cacau e da floricultura amazônica. A capital paraense sedia a Feira do Cacau e Chocolate Amazônia e Flor Pará, que reúne mais de 300 expositores no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, com entrada gratuita e programação até domingo (8).
Organizado pelo Governo do Estado e pelo Sistema Faepa/Senar, o evento é uma vitrine de boas práticas, inovação e sustentabilidade no setor agrícola regional. A poucos meses da COP30 — a conferência climática da ONU que será realizada em Belém —, a feira antecipa temas estratégicos para o futuro da Amazônia, como a bioeconomia e o uso inteligente da floresta em pé.
Além dos estandes com produtores de cacau, chocolate e flores, a feira oferece uma programação intensa de painéis, palestras e oficinas sobre produção sustentável, tecnologia no campo e experiências sensoriais. Marcas locais, nacionais e internacionais participam do evento, incluindo representantes de países da região amazônica.
Cacau com DNA paraense
O Pará se destaca como líder nacional em produção de cacau, com cerca de 32 mil produtores — a maioria da agricultura familiar. Municípios como Medicilândia, Altamira, Uruará e Novo Repartimento, que são referência no cultivo do fruto, estão com caravanas confirmadas no evento.
Maria Goreti Gomes, presidente da Câmara Setorial do Cacau, destaca o papel do Pará como modelo de desenvolvimento sustentável. “O nosso sistema agroflorestal mostra que é possível conciliar crescimento econômico com conservação ambiental. É uma forma de valorizar gerações de produtores e manter a floresta viva”, afirma.
Do campo ao mercado: o ciclo completo do cacau
Durante a feira, os visitantes poderão conhecer todo o ciclo do cacau, desde o cultivo sustentável até a produção de chocolates artesanais e gourmet. Também será possível adquirir flores e plantas amazônicas, participar de degustações e visitar espaços instagramáveis.
Encerrando o mês de junho, o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau será realizado em Altamira, de 26 a 29, com apoio do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura (Funcacau), reforçando o protagonismo do estado no mercado de produtos florestais com valor agregado.
Com essa ampla mobilização, o Pará reafirma seu papel como referência em bioeconomia e mostra como é possível gerar riqueza com responsabilidade, valorizando as pessoas e a biodiversidade.
Com informações do Roma News.