Belém.com.br
20/05/2025 10h49 – Atualizado há 17 horas
3 Min
Foto: Divulgação
Imagine um mundo sem música: no mínimo, um lugar sem alma. A música é trilha sonora dos momentos mais marcantes da vida e, para que continue a emocionar e conectar pessoas, é essencial promover espaços de troca e aprendizado. É com esse espírito que o 37º Festival Internacional de Música do Pará (Fimupa) será realizado entre os dias 1º e 5 de junho de 2025, em Belém. Com uma programação diversificada e gratuita, o evento celebra os 130 anos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), consolidado como referência na educação musical da Amazônia.
Promovido pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes (FCG), o festival reunirá artistas do Pará, de outros estados brasileiros e da Alemanha. Ao todo, serão 17 concertos realizados em três locais icônicos da capital: o Theatro da Paz, a Igreja de Santo Alexandre e a Sala Ettore Bosio, no próprio IECG. Para os concertos no Theatro da Paz, o acesso será mediante doação de 1 kg de alimento não perecível, enquanto nos demais locais a entrada será franca.
O evento deste ano também marca o II Encontro de Flautas Doces e o Encontro de Violões do IECG, promovendo o intercâmbio entre músicos, professores, estudantes e o público. “Neste ano teremos uma programação com várias oportunidades educativas para os estudantes de música, pois em 2025 comemoramos os 130 anos da nossa escola. Nada mais especial do que oportunizar aos alunos experiências com professores renomados da área”, ressalta Joel Praseres Costa, diretor técnico da FCG e organizador do festival.
Entre as atrações confirmadas estão a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, o grupo de violões Quaternaglia (SP), o grupo Flauta de Bloco (PE), a Camerata Acadêmica do IECG, o grupo Flautarium (RS), a Banda Sinfônica do Marajó e a Orquestra de Flautas Stuttgarter UNBLOCKED flötenorchester, da Alemanha. Os artistas convidados também participarão de masterclasses gratuitas para estudantes do IECG e de outras instituições, fortalecendo o ensino da música na região.
“O Fimupa é o único festival do gênero na região Norte. Sua continuidade tem sido decisiva para a formação de estudantes de música e para a criação de novas plateias”, afirma Joel Costa. Para ele, celebrar os 130 anos do IECG é um ato de resistência. “É uma das três únicas escolas de música do Brasil que permanecem em funcionamento até hoje sem ter sido absorvida por outra instituição.”
As apresentações prometem explorar a diversidade e a riqueza da música de concerto e da música erudita, com destaque para instrumentos de cordas, sopro e percussão. A programação completa pode ser consultada no site www.fcg.pa.gov.br e nas redes sociais oficiais da Fundação Carlos Gomes.
Com informações do O Liberal.