Belém.com.br
17/05/2025 12h51 – Atualizado Agora
2 Min
Foto: JL Rosa/SVM
Uma manhã de cidadania, inclusão e celebração da diversidade será promovida neste sábado (17), no centro de Belém. Em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTFobia, a Prefeitura da capital paraense organiza uma programação especial e gratuita voltada à população LGBTQIA+ e ao público em geral, das 8h às 12h, na Praça da República.
Coordenada pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos, com o apoio de diversas secretarias municipais e estaduais, a ação integra o programa “Belém pra Todos”. A iniciativa tem como foco a oferta de serviços essenciais, como emissão de documentos, vacinação, consultas médicas, testes rápidos de ISTs, orientação sobre saúde preventiva e até distribuição de mudas de plantas. Além disso, o evento será embalado por apresentações culturais que valorizam a diversidade e promovem o respeito aos direitos humanos.
“O ‘Belém pra Todos’ busca promover cidadania e inclusão, reafirmando o compromisso do município com os direitos da população LGBTQIA+”, destaca a organização. A escolha da data, 17 de maio, remete à decisão histórica da Organização Mundial da Saúde (OMS), que em 1990 retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças. Desde então, esse dia se tornou um marco global na luta contra o preconceito e pela garantia de direitos.
Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços. A Polícia Civil e a Semcad farão emissão de RG; a Sesma vai aplicar vacinas contra influenza, tríplice viral, febre amarela, hepatite B e HPV, além de testes de glicemia e aferição de pressão arterial. A Casa Dia ofertará orientações sobre PrEP e PEP, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites, além da distribuição de kits de prevenção. A Sespa também participará com consultas médicas, incluindo clínico geral e ginecologista. Já a Semma fará a distribuição de 200 mudas de plantas, enquanto a Funpapa realizará inscrições no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais.
A Prefeitura de Belém reforça que a iniciativa não apenas celebra uma data simbólica, mas reafirma o compromisso da cidade com a construção de uma sociedade mais justa, plural e inclusiva para todos e todas.
Com informações do G1.