Belem.com.br
21/02/2025 11h06 – Atualizado há 8 horas
2 Min
Foto: Reprodução Pixabay
A cidade de Belém poderá ganhar sua primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). A proposta foi debatida na última quinta-feira (20), durante uma reunião no Ministério Público do Pará, e prevê a criação de um espaço com capacidade para acolher 50 idosos com 60 anos ou mais.
O encontro reuniu o presidente da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), Arthur Houat, e a promotora Silvia Branches, da 3ª Promotoria de Justiça de Defesa das Pessoas com Deficiência e dos Idosos. Na ocasião, Houat garantiu que o município implementará o serviço: “Direito é direito. E nós vamos garantir a implantação deste serviço de acolhimento para idosos do município de Belém. É um compromisso nosso”, afirmou.
Belém ainda não conta com uma ILPI pública, e a necessidade desse atendimento tem sido discutida com mais frequência, principalmente devido às diretrizes da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS). Para viabilizar o projeto, a gestão municipal criou um comitê formado por diversos órgãos da rede de garantia de direitos, coordenado pela Funpapa.
Além do novo serviço, a prefeitura já oferece um centro de convivência que atende cerca de 400 idosos, promovendo atividades como oficinas de memória, danças, passeios e até exercícios aquáticos, contribuindo para um envelhecimento mais saudável e ativo.