Belém.com.br
16/05/2025 18h46 – Atualizado há 9 horas
2 Min
Foto Reprodução
Sede da COP30, Belém desponta como a cidade turística brasileira mais otimista em relação ao futuro do setor. Pesquisa realizada pela consultoria Nexus, encomendada pela Embratur e obtida com exclusividade pela CNN, revela que 77% da população da capital paraense acredita que o turismo local estará aquecido nos próximos dois anos. O dado supera as expectativas registradas em centros turísticos tradicionais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Foz do Iguaçu.
Segundo o levantamento, 25% dos moradores de Belém avaliam que o turismo estará “muito aquecido” até 2026, enquanto 52% consideram que ele se manterá “aquecido”. O entusiasmo é impulsionado principalmente pela realização da Cúpula do Clima da ONU, a COP30, que será sediada na cidade em novembro de 2025 — a primeira edição do evento a acontecer na região amazônica.
Além da expectativa positiva em relação ao aquecimento do setor, os belenenses também demonstram forte consciência ambiental. Entre os entrevistados da capital paraense, 93% afirmam que o desenvolvimento sustentável deve ser prioridade nas atividades turísticas, o maior índice entre todas as cidades avaliadas.
De maneira geral, a pesquisa identificou que 70% dos moradores das cinco capitais turísticas consultadas estão otimistas com o futuro do turismo em suas cidades, enquanto apenas 9% demonstram preocupação com possível retração. O levantamento ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais, residentes em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Foz do Iguaçu e Belém. A margem de erro é de três pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%.
Com os olhos do mundo voltados para a Amazônia, Belém se posiciona não apenas como destino turístico em ascensão, mas também como símbolo de um modelo de turismo mais consciente e sustentável, capaz de equilibrar desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Com informações da CNN Brasil