Belem.com.br
11/03/2025 10h46 – Atualizado há 5 horas
3 Min
Foto: Luiz Miranda SEMEC
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semec), lançou nesta segunda-feira (10) o programa Pró-Leitura Belém, com o objetivo de alfabetizar crianças na idade certa e incentivar a formação de estudantes leitores na rede municipal de ensino.
A cerimônia de lançamento ocorreu na Escola Municipal Augusto Meira Filho, no bairro do Benguí, onde foram entregues 2 mil kits de livros para compor os Cantinhos de Leitura em salas de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. A iniciativa surge em um cenário preocupante: 50% dos alunos do 2º ano da rede municipal concluem a etapa sem estarem alfabetizados, e Belém está entre as três piores notas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do país.
Ações do programa – O Pró-Leitura Belém atuará em diversas frentes para melhorar a qualidade da alfabetização. Entre as principais iniciativas estão:
-
Distribuição de livros para as bibliotecas escolares e salas de aula.
-
Formação continuada para os professores.
-
Parceria com o Alfabetiza Pará, programa do Governo do Estado.
-
Retorno das salas de leitura, com maior integração entre professores para acompanhar de perto as dificuldades dos estudantes.
De acordo com o prefeito Igor Normando, a iniciativa é fundamental para garantir um futuro melhor para os alunos. “Estamos reforçando a educação básica para proporcionar mais cidadania, melhor aprendizado e formar uma cidade leitora”, afirmou.
Reforço ao aprendizado – Além de focar na alfabetização na idade adequada, o programa atenderá estudantes que já passaram do período regular de aprendizado. Segundo o secretário de Educação, Patrick Tranjan, haverá um plano específico de recomposição de aprendizado. “Já identificamos as crianças que avançaram de ano sem a alfabetização adequada e vamos trabalhar para que ninguém fique para trás”, garantiu.
Durante o evento, também foram entregues materiais didáticos do Alfabetiza Pará para mais de 11.110 alunos do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. A Prefeitura ainda recebeu 30 mil livros, doados em parceria com a Fundação Itaú Social, que serão distribuídos para as 200 escolas municipais, com 60 novos títulos em cada unidade.
Outro destaque anunciado foi a realização de uma consulta pública junto aos educadores para mapear obras de autores paraenses, nacionais e universais a serem adquiridas futuramente para as escolas. As sugestões poderão ser enviadas até o dia 25 de março.
Para completar as ações, a Prefeitura iniciará na sexta-feira (14) a distribuição de uniformes escolares para todos os estudantes da rede municipal de ensino.