Belém.com.br
20/05/2025 10h37 – Atualizado há 23 horas
3 Min
Foto: DIvulgação
Com o objetivo de fortalecer a proteção da população contra doenças imunopreveníveis, a Prefeitura de Belém está intensificando a campanha de vacinação na capital. A ação prioriza crianças, idosos, pessoas com comorbidades e outros grupos vulneráveis, e faz parte de um esforço da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para ampliar a cobertura vacinal em todo o município.
Todas as vacinas oferecidas nas unidades de saúde da rede municipal são gratuitas e seguem o calendário oficial do Programa Nacional de Imunizações (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde. A imunização está disponível em dezenas de salas espalhadas por Belém, com funcionamento de segunda a sexta-feira — os horários variam conforme cada unidade.
Para ser vacinado, é necessário apresentar documento com foto, CPF e a carteira de vacinação. A Sesma reforça a importância de manter o esquema vacinal atualizado, especialmente entre os grupos mais suscetíveis, como forma de prevenir o agravamento de doenças como gripe, dengue, hepatites e poliomielite.
Entre os imunizantes disponíveis estão: BCG, Hepatites A e B, Pentavalente, Poliomielite (VIP), Rotavírus, Pneumocócica 10-valente, Meningocócicas C e ACWY, Febre Amarela, Tríplice Viral, Tetraviral, DTP, Varicela, HPV, Influenza, Covid-19 e Dengue.
A vacina contra o HPV agora está disponível para jovens de até 19 anos e, em casos especiais, até 45 anos — como pessoas vivendo com HIV, transplantados e usuários de PrEP. Já o imunizante contra a dengue é voltado exclusivamente para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos. A vacinação contra a gripe está liberada para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade e segue até julho ou enquanto durarem os estoques.
A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e também em hospitais militares, universidades, unidades fluviais e ilhas próximas, como Outeiro, Mosqueiro e Icoaraci. Em situações de urgência, como acidentes com risco de raiva ou tétano, unidades específicas como a UBS do Bengui I, as UPAs da Sacramenta e de Icoaraci e a UBS do Carananduba, em Mosqueiro, devem ser procuradas.
A Prefeitura reforça que manter o calendário vacinal em dia é a melhor maneira de se proteger individualmente e coletivamente. “A vacinação é um compromisso com a saúde pública e com a vida. Não deixe para depois”, reforça a Sesma.
Com informações do G1.