28/07/2025 21h01 – Atualizado há 1 dia
1 Min
Foto: Pedro Valdez | Ascom PMB
Clique aqui para Ler o Resumo
A Prefeitura de Belém instalou uma nova ecobarreira no Canal da Tamandaré, importante via hídrica da capital paraense que deságua na Baía do Guajará. O equipamento, composto por boias e redes especiais, tem como função reter o lixo flutuante que seria levado pelas correntes para áreas maiores do sistema hídrico da cidade.
Belém deu mais um passo no combate à poluição hídrica com a instalação de uma ecobarreira no Canal da Tamandaré, na altura do bairro da Cremação. O equipamento, feito com materiais sustentáveis, tem como objetivo reter resíduos sólidos antes que alcancem a Baía do Guajará.
A estrutura funciona como uma barreira flutuante que:
– Retém garrafas PET, plásticos e outros resíduos
– Permite a passagem de embarcações
– Não interfere na vida aquática
– Facilita a coleta seletiva do material
Segundo a Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), a ecobarreira tem capacidade para reter até 2 toneladas de resíduos por mês. “Esse é o terceiro equipamento do tipo instalado na cidade, e já estamos estudando novos pontos para ampliação do projeto”, afirmou o secretário João Silva.
A ação integra o programa “Águas Limpas”, que já removeu mais de 200 toneladas de lixo dos canais urbanos de Belém desde 2023. O material recolhido será destinado a cooperativas de reciclagem.
Fonte: O Liberal
