Belem.com.br
07/03/2025 11h53 – Atualizado há 6 horas
2 Min
Estação Mangueirão apresenta goteiras, infiltrações e poças d’água no subsolo. Foto: Letícia Chagas
A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), realizou nesta quinta-feira (6) uma visita técnica à Estação Mangueirão, um dos principais pontos de integração do BRT na capital paraense. O objetivo foi avaliar o baixo fluxo de passageiros, verificar problemas estruturais e analisar a melhor destinação dos ônibus elétricos adquiridos pelo município.
Durante a inspeção, foram constatados problemas graves na estrutura da estação, como goteiras, pontos de alagamento no subsolo, elevadores danificados e escadas rolantes comprometidas pela umidade. A Prefeitura estuda medidas para recuperar a infraestrutura e garantir um melhor funcionamento do espaço.
Outro ponto abordado foi a incompatibilidade dos cinco ônibus elétricos com as plataformas elevadas do BRT. De acordo com o secretário da Segbel, Luciano de Oliveira, os veículos foram adquiridos sem considerar as especificações técnicas do sistema. “Estamos avaliando a melhor destinação para os ônibus elétricos, já que eles não são adequados para circular na canaleta do BRT. Queremos garantir o uso correto desses veículos para melhorar a mobilidade urbana”, afirmou o secretário.
Para aproveitar a autonomia dos ônibus elétricos, a Segbel estuda novas rotas, como o itinerário entre a UFPA e o bairro São Brás, além de percursos mais curtos que facilitem o deslocamento dos passageiros sem exigir recargas frequentes. A revitalização da Estação Mangueirão e a readequação dos ônibus elétricos fazem parte dos esforços da gestão municipal para tornar o transporte público em Belém mais eficiente, confortável e sustentável.
Com informações da Agência Belém.