Cerimônia de descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré ocorre ao meio-dia na Basílica Santuário. Evento é tradição desde 1992.
Portal Belém – Antonia Ribeiro
11/10/2025 11h30 – Atualizado há 1 dia
Foto: Nicksson Melo / g1
Clique aqui para Ler o Resumo
Basílica Santuário de Nazaré realiza cerimônia de descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória ao meio-dia. Evento tradicional desde 1992 é conduzido pelo arcebispo Dom Julio Endi Akamine. Programação inclui missas às 7h, 9h e 16h30, momento de louvor às 10h e cerimônia principal ao meio-dia. Imagem Original, a mesma encontrada pelo caboclo Plácido, só é baixada em ocasiões especiais. Transmissão ao vivo pelas redes sociais da Basílica a partir das 9h.
A tradicional cerimônia de descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré de seu nicho no Glória será realizada, como é tradição desde 1992, na Basílica Santuário, ao meio-dia. O momento será conduzido pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Julio Endi Akamine.
A Imagem Original, que é a mesma encontrada pelo caboclo Plácido, permanece a maior parte do tempo em seu Altar-mor. Sua descida é um evento raro, reservado para datas especiais. Atualmente, isso ocorre em outubro, durante a quinzena nazarena, e em maio, mês em que se celebra o aniversário de elevação da Basílica à categoria de Santuário.
Programação:
– 7h: Santa Missa com o Padre Josué Maria Bosco, Vigário de Nazaré;
– 9h: Santa Missa com o Padre Emanuel Maria, do Instituto Hesed;
– 10h: Momento de Louvor e Adoração com os padres Francisco Maria Cavalcante e Emanuel Maria;
– 12h: Cerimônia de Descida da Imagem Original do Glória;
– 16h30: Santa Missa na Basílica Santuário de Nazaré com o Padre Silva (CRSP);
– 16h30: Missa da Trasladação no Colégio Gentil, presidida pelo Arcebispo Dom Júlio Endi Akamine;
– 19h30: Louvor na Basílica Santuário de Nazaré, conduzido pelo Padre Josué Maria Bosco.
A transmissão do evento, começando com a Santa Missa das 9h, será realizada pelas Redes Sociais oficiais da Basílica Santuário de Nazaré (Youtube e Facebook). Participe!
Por Portal Belém com redação de Antonia Ribeiro