Foto: divulgação/Basílica de Nazaré
Um dos corações da fé paraense, a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, está de portas fechadas para uma fase crucial de sua primeira grande restauração. A partir desta segunda-feira, 1º de setembro, o templo que acolhe anualmente o Círio de Nazaré se silencia, mas a fé do povo, nunca. As celebrações eucarísticas, por uma semana, serão transferidas para a Praça Santuário, em um movimento que reafirma a resiliência e a devoção que movem milhões de pessoas em nossa terra.
A pausa nas atividades internas é necessária para a conclusão dos trabalhos de restauração, que se concentram na parte interna do edifício, com foco em iluminação e sonorização. A reforma é a primeira de grande magnitude em mais de 100 anos de história da Basílica, um projeto que vem sendo executado desde o ano passado, com o apoio de entidades culturais e a bênção dos devotos. O encerramento temporário tem como objetivo garantir que, no dia 8 de setembro, a Basílica Santuário possa ser reaberta com sua beleza e imponência renovadas.
A data não é mera coincidência. A reabertura está marcada para o dia da festa de Nossa Senhora de Nazaré, com uma programação especial que culminará com a subida da Imagem Original ao Glória, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Júlio Endi Akamine. Mas, enquanto isso, o que nos resta é a esperança da Casa da Mãe em total plenitude, enquanto nos acostumamos à dinâmica de uma fé ao ar livre, como já nos ensinou a Praça Santuário em tantos outros eventos.
A restauração completa do santuário, incluindo a cripta e a parte externa, tem previsão para ser finalizada somente em janeiro de 2026. No entanto, o retorno da Basílica Santuário no dia 8 de setembro já é um marco importante, preparando o espaço para receber os fiéis no período que antecede o Círio, a maior festa religiosa do Brasil, que se aproxima em outubro.
Serviço:
Basílica Santuário de Nazaré – Programação de missas durante reforma
• Período de fechamento: 1º a 7 de setembro de 2025.
• Local das missas: Praça Santuário.
• Horários de celebração: As missas acontecerão nos mesmos horários habituais da Basílica:
Segunda a sexta: 7h, 9h, 12h e 18h.
Sábado: 7h, 9h, 12h e 17h.
Domingo: 6h30, 8h, 10h, 12h, 16h, 18h e 20h.
• Reabertura da Basílica:
• Data: 8 de setembro de 2025.
• Programação especial:
7h: Missa de entronização da Imagem Original no nicho do presbitério.
18h: Missa Solene com subida da Imagem Original ao Glória.
