Belém.com.br
09/05/2025 14h40 – Atualizado há 15 horas
3 Min
Foto: Divulgação
Com o tema “Arraial da Floresta”, o tradicional Arraial do Pavulagem anunciou as datas dos seus icônicos Arrastões para 2025. Os cortejos irão colorir e embalar as ruas de Belém nos dias 15, 22 e 29 de junho, e 6 de julho, com expectativa de reunir cerca de 35 mil pessoas em cada edição. Reconhecido como uma das maiores manifestações culturais da Amazônia, o projeto é patrocinado pela Equatorial Pará pelo sétimo ano consecutivo.
A programação começa já nesta quinta-feira (8), com a abertura das oficinas para os brincantes do Batalhão da Estrela, que seguem até o dia 23 de maio no Boulevard da Gastronomia, centro da capital paraense. A organização estima que cerca de 400 participantes integrem essa fase preparatória, que envolve ensaios e vivências culturais.
Os tradicionais Arrastões terão como ponto de partida a Praça da República, em frente ao Theatro da Paz, de onde o cortejo segue pela Avenida Presidente Vargas e pela rua Municipalidade, encerrando com apresentações musicais na Praça Waldemar Henrique. Ao fim de cada desfile, o público será recebido com um show especial da banda Arraial do Pavulagem e convidados.
Para Michelle Miranda, analista de Responsabilidade Social da Equatorial Pará, o apoio ao projeto reforça o compromisso com a cultura local: “A programação do Arraial do Pavulagem desempenha um papel crucial no processo de inclusão social e na valorização dos fazedores de cultura, proporcionando uma plataforma contínua de visibilidade que se estende ao longo de seu calendário de atividades”, afirmou. Ela ressalta ainda o orgulho da empresa em apoiar, mais uma vez, uma iniciativa que oferece uma programação diversificada, inclusiva e que dá voz à cultura paraense.
Já para o músico e cofundador do Arraial, Júnior Soares, o tema deste ano amplia a mensagem da festa. “O Arraial da Floresta nos convida a refletir sobre o futuro, sem esquecer nossas raízes. É uma festa que nasce da ancestralidade, mas que também quer inspirar atitudes no presente. As ações de sustentabilidade fazem parte disso: são práticas que mostram que cultura e natureza precisam caminhar juntas”, conclui.
Com forte apelo popular e ambiental, o Arraial do Pavulagem 2025 promete não só manter viva a tradição junina da Amazônia, mas também reforçar a importância de preservar a floresta e suas múltiplas expressões culturais.
Com informações da Equatorial PA.