Belém.com.br
24/05/2025 20h38 – Atualizado há 5 horas
2 Min
Foto: Igor Mota
A tradição que emoldura uma das maiores festas religiosas do Brasil está em processo de renovação. A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) iniciou neste sábado (24) a desmontagem dos Arcos da Avenida Nazaré, em Belém. As estruturas, que são símbolos marcantes do Círio de Nazaré, passarão por uma manutenção completa com previsão de conclusão até o dia 3 de junho — logo após o lançamento do Cartaz do Círio 2025, marcado para o dia 31 de maio.
Instalados como estruturas definitivas, os arcos da Avenida Nazaré têm valor simbólico e funcional, servindo como portais por onde passa a grande procissão do Círio. Segundo Antônio Salame, diretor de engenharia e patrimônio do Circuito Nazareno, a manutenção anual é parte do compromisso da DFN com a cidade e o Governo do Estado. “Fazemos revisão completa na parte elétrica, limpamos, pintamos, verificamos soldas e trocamos as plotagens de acordo com o tema do Círio. Tudo isso para garantir segurança e manter a beleza do percurso”, explica.
A manutenção também envolve ações contra furtos recorrentes de fios e lâmpadas. “Roubam fios, lâmpadas. Precisamos repor todos os anos”, lamenta Salame. O trabalho de restauração é artesanal, com pintura manual e atenção especial aos detalhes. Everaldo, integrante da equipe técnica, destaca que até mesmo as lâmpadas de LED recebem atenção: “As que estão apagadas ou fracas são substituídas, e os bocais trocados, porque com o tempo vão se deteriorando”.
A nova arte que será aplicada nas estruturas acompanha o tema do Círio 2025 e deve renovar ainda mais o encantamento visual da avenida por onde passa Nossa Senhora de Nazaré. A revitalização dos arcos reafirma o cuidado com os elementos que marcam a fé e a identidade cultural do povo paraense.
Com informações do O Liberal.