Ação cumpriu mandados em quatro estados; cinco detidos são apontados como líderes da organização.
11/12/2025 08h49 – Atualizado há 9 horas
Foto: Ascom/PC
A Polícia Civil do Pará prendeu 11 pessoas em uma operação contra uma facção criminosa com atuação no estado. A ação, batizada de “Nêmesis“, foi deflagrada entre terça (9) e quarta-feira (10) pela Delegacia de Repressão às Facções Criminosas (DRFC).
Os mandados de prisão preventiva e de recaptura foram cumpridos em municípios do Pará : Belém, Ponta de Pedras, Uruará e Capanema , além de São Luís (MA) e Eusébio (CE). Em Santa Izabel do Pará e Itaituba, investigados que já estavam presos tiveram novos mandados cumpridos dentro do sistema penitenciário. Durante as buscas, um dos alvos foi autuado em flagrante por usar documento falso ao se identificar com dados de outra pessoa.
De acordo com a polícia, cinco dos presos são integrantes da cúpula da facção. Segundo o delegado Augusto Potiguar, titular da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), entre eles estão indivíduos com funções de “torre“, “idealizador de missões” e “conselheiro das dívidas“. Uma mulher, apontada como “disciplina final” em Cametá, também foi detida. A operação faz parte do projeto “Impulse“, da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e contou com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Participaram ainda equipes de inteligência da Polícia Civil, núcleos de apoio à investigação e as polícias civis do Ceará e do Maranhão. As medidas cautelares foram expedidas pela Vara de Combate ao Crime Organizado, após parecer do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPPA). Todos os presos foram encaminhados a unidades policiais para procedimentos legais e prestar depoimento.
FONTE: G1
