Segunda etapa da obra inclui pintura, fachada e nova subestação elétrica. Templo segue aberto aos fiéis durante as intervenções.
28/11/2025 13h51 – Atualizado há 1 dia
Foto: Divulgação/G1
Clique aqui para Ler o Resumo
A Basílica Santuário de Nazaré,um dos principais símbolos religiosos do Pará, está passando pela segunda etapa de restauração, focada na parte externa do templo. A obra inclui pintura, intervenções na fachada, restauro de portas em bronze e estruturas de madeira, além da instalação de uma nova subestação elétrica para maior segurança. Apesar das intervenções, a Basílica mantém suas portas abertas aos fiéis, com previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2026. A primeira etapa da restauração, concluída em setembro, havia recuperado vitrais, mosaicos, esculturas e toda a decoração interna do santuário.
A Basílica Santuário de Nazaré, um dos mais emblemáticos símbolos religiosos do Pará, está passando por uma nova fase de restauração, desta vez voltada para sua parte externa. Quem circula pelo local já pode observar a movimentação de trabalhadores e os andaimes que envolvem o templo.
De acordo com o engenheiro responsável pela obra, Marcos Oliveira, a segunda etapa dos trabalhos teve início em setembro e está focada na pintura externa e em intervenções na fachada e em outras áreas estruturais. “Teremos agora toda a área externa, em especial a fachada principal. Esse momento traz também o restauro na área do órgão e nas entradas, incluindo portas em bronze e estruturas de madeira”, detalhou.
Um dos avanços significativos desta fase será a instalação de uma nova subestação elétrica, que, segundo Oliveira, “deverá trazer maior tranquilidade e segurança à Basílica”. O engenheiro ressaltou que as técnicas utilizadas no processo atual não são complexas, envolvendo principalmente “adequação quanto à proteção contra raios UV”.
Apesar das intervenções em andamento, o templo mantém suas portas abertas aos fiéis. “Esse é um conceito que será presente em todo o processo de restauro. Inclusive, já definimos o planejamento para restauro da entrada, sem impedir o acesso dos fiéis”, garantiu Oliveira.
A previsão é que esta segunda etapa de restauração seja concluída no primeiro semestre de 2026. A primeira fase do projeto foi entregue no último dia 8 de setembro, quando foram restaurados vitrais, mosaicos, esculturas e toda a decoração interna da Basílica, durante uma cerimônia religiosa.
FONTE: G1
